Eduardo conquista mais um título do tradicional Enduro das Cachoeiras para a família Hiert07 de abril de 2016

A 20ª edição do Enduro das Cachoeiras reuniu 106 competidores nesse domingo, 3 de abril, contando pontos pela 3ª e 4ª etapas do Campeonato Paranaense Pro Tork e também da Copa Motocar de Enduro de Regularidade.  A prova integrou a programação dos 126 anos de União da Vitória.

Eduardo Hiert (Máster), Lessandro Alberini (Sênior), Cláudio Hiert (Over 40), Rosni Pereira (Over 50), Anderson Rover (Júnior), José Zanin (Open) e Aloísio de Andrade (Novatos) foram os vencedores nas suas categorias. A prova foi marcada pelo tempo seco e muito calor que exigiu preparo dos participantes.

Diferente dos anos anteriores quando a prova segue mais para frente, esse Enduro das Cachoeiras exigiu muito da navegação, além de um bom condicionamento físico. “Esse ano o teve um roteiro mais enxuto, com muitos laços que exigiram um pouco mais da atenção dos pilotos. Aqueles menos acostumados acabaram se atrapalhando. Mas no geral, foi uma excelente prova”, disse o diretor de Enduro da FPrM, Valdecir Martines.

 Na categoria Máster Eduardo Hiert foi literalmente o piloto mais regular, obtendo dois segundos lugares nas etapas e pontuação suficiente para lhe garantir a vitória geral. “Essa foi uma prova sensacional. A primeira etapa estava mais apertada, teve trilhas mais difíceis, lisas e médias muito justas. A tarde foi mais tranquilo, muito mais para um rally, mas com médias apertadas também. Além disso o tempo seco ajudou, o que tornou a prova muito mais prazerosa. Espero retornar para cá ano que vem”, disse Eduardo.

A segunda, terceira e quarta colocações também foram decididas por pouco. Lucas Sezyshta, vecendor da primeira etapa da prova, perdeu 701 pontos no total, contra 777 de Diego Pangracio e 801 de César Dutra, vencedor da segunda etapa.

Na Sênior Lessandro Alberini e Péricles Dutra trocaram a primeira e a terceira colocações nas etapas, com vantagem para Lessandro que teve 1360 pp, 352 de diferença para Dutra.

“Essa foi a primeira prova pra valer na temporada, e foi muito boa. Aqui pelo jeito tem muitos trechos de grande dificuldade, com cavas, pedras, subidas e descidas íngremes, o que faz com que a gente tenha que andar no nosso limite... sempre tendo que tirar o tempo, e por isso que é desafiadora... ou seja, uma prova nota 10. Parabéns para a organização aí”, disse Lessandro. Indagado sobre o single track final, o campeão da Sênior admitiu o cansaço que já transparecia na sua pilotagem. “Essa descida foi fantástica, foi para fechar a prova mesmo. Parecia uns dois quilômetros de descida que não acaba mais. Começou a dar câimbra em tudo o que é lugar, não dava para ficar sentado por conta do tipo do percurso,,, mais foi muito legal”, finalizou Lessandro.

Na Over 40 dobradinha dos irmãos Hiert, com Cláudio em primeiro e Clécio em segundo. Cláudio venceu as duas etapas da prova, terminou com 371 pp e 43 PCs zerados.

“O Enduro na verdade é uma família pra gente. Além da confraternização, é claro, tem o espírito esportivo em que você sempre quer ter um bom resultado. E hoje graças a Deus consegui a vitória”, disse o experiente piloto que também se emocionou ao ver seu filho Eduardo, também levar para casa o troféu de vencedor. "A gente opta por essa categoria porque estão vindo pilotos novos e automaticamente você tem que partir para a Over. Mas a Over é uma categoria  muito forte, muito disputada. Todos os ex-master estão nela, o que garante uma briga acirrada em toda a prova", observou Cláudio

Clécio fez dois segundos lugares nas etapas, seguido de Júlio Treichel. “Já participei de várias provas aqui, inclusive valendo pelo Brasileiro. E nessa que pontua na 20ª edição da Copa Motocar eu não poderia ficar de fora”, disse Júlio momentos antes da largarda.

Na Júnior a vitória foi do gaúcho Anderson Rover. O piloto de Erechim está em ótima fase. Há duas semanas ele venceu na abertura do Campeonato Catarinense, em São Ludgero. “Pode ser uma feliz coincidência, mas em União da Vitória foi a primeira vitória no Enduro de Regularidade. Isso aconteceu no 18º Enduro das Cachoeiras. No ano passado infelizmente eu não pude participar, mas esse ano a gente volto para cá fazendo a primeira prova da Motocar, já que na abertura participei como organizador, e tive a felicidade de sair daqui com a vitória na categoria Júnior, Para mim é uma satisfação enorme. A equipe que faz o Enduro das Cachoeiras está de parabéns”, disse Rover, bicampeão da prova.

O seu conterrâneo Pablo Zanchet ficou em segundo e Eduardo Precybelovicz em terceiro.

Na Over 50 Rosni Ferreira que já tem várias participações no Cachoeiras venceu as duas etapas da prova, seguido de outro conhecedor da área, António Komarcheuski Sobrinho. Jair Ramm ficou em terceiro.

Os pilotos da Copa Motocar dominaram o pódio da classe Open. José Antônio Zanin, Remir Horn, Sandro Lazzaretti, André Provin e Edemar Kuhn foram os cinco primeiros.

Pela Novatos o paranaense Aloísio de Andrade foi o vencedor. Ele ganhou a etapa da manhã e ficou em terceiro na parte final, mas foi o mais regular entre os 12 pilotos da classe que concluíram a prova.  Leandro de Morais ficou em segundo e Luciano Provin que venceu a etapa da tarde ficou em terceiro no geral.

Confira todos os resultados da prova acessando http://www.endurodascachoeiras.com.br/resultados

O 20º Enduro das Cachoeiras contou com o patrocínio da Ravanello Lubrificantes e Pro Tork, apoio da Prefeitura de União da Vitória, Hotel Riad, Top FM e Hotel 10, organização do Motoclube de Porto União da Vitória e supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo. A prova ainda teve a colaboração da Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.