Emerson Bombadinho volta a vencer o Enduro das Cachoeiras22 de março de 2015

Emerson Bombadinho é o atual campeão Paranaense da categoria Máster

O piloto Emerson “Bombadinho” Loth foi o campeão do 19º Enduro das Cachoeiras, realizado nesse domingo, 22 de março, em União da Vitória, integrando a programação das festividades do aniversário do município. Quebrando uma rotina que já vinha há vários anos, dessa vez não choveu durante a prova, e praticamente todos os 140 km do percurso, concentrados na região da comunidade do Rio Vermelho, foram feitos em terreno seco! “Foi uma prova bem mais tranquila se comparada a outros anos. Mas independente disso, é sempre bom terminar o Cachoeiras com uma vitória”, resumiu Bombadinho.

A competição reuniu pilotos de todas as regiões do Paraná...
... que largaram pontualmente às 8h30min rumo a regidão do Rio Vermelho

Valendo pontos para a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Paranaense de Enduro de Regularidade, a tradicional prova do calendário estadual já estava criando certo preconceito em relação as suas dificuldades naturais, seja da topografia, da variedade de tipos de solo e consequentemente das trilhas. “É indiscutível o nível do Cachoeiras. É uma prova sempre bem feita, bem organizada... só que tem como característica ser uma prova é difícil. Felizmente dessa vez não choveu, o que facilitou bastante para os pilotos”, avaliou Valdeci Martines, diretor de Enduro de Regularidade da FPrM.

Parque de diversões

Vista do vale do Rio Vermelho: um parque de diversão para os pilotos

A edição de 2015 manteve o padrão adotado no ano passado, quando a prova ficou centralizada em uma determinada região do município. Com isso a organização buscou facilitar a logística de apoio aos pilotos, diminuir deslocamentos em estradas o que influencia na segurança do percurso, no entanto, sem prejudicar a qualidade do roteiro.  Para a montagem do trajeto, marcação das médias, colocação de PCs, etc., quase todos os finais de semana usados pela organização foram feitos com piso molhado, para não dizer enlameado.

Na verdade aconteceu ao contrário dos anos anteriores, quando predominou o tempo seco nos preparativos e a chuva na prova... ou seja, bom para os participantes. Como previsto e anunciado pela organização, uma prova bem mais fácil, tranquila e divertida que a de aos anteriores. Mesmo assim o percurso requisitou muito da técnica e, pelo menos nas categorias máster e sênior, o resultado da apuração confirmou o que já era possível conferir ao longo do percurso.

Bomba: quem não errou e andou mais dentro do tempo conseguiu se sair bem.

Na Máster, Bombadinho andou de mão cheia, porém com toda a suavidade e ritmo necessários, sem que as dificuldades do percurso lhe tirasse a velocidade. “Já venci algumas provas aqui em União da Vitória, e é uma prova que eu gosto de andar. É bem rápida, com um terreno bem técnico e diversificado, que dessa vez teve de tudo como pinnus, pedra, etc. Eu achei ótimo, além de que não teve erro de hodômetro, nem de planilha, ou seja, a prova foi definida no andar mesmo: quem não errou e andou mais dentro do tempo conseguiu se sair bem. Eu consegui andar bem e vencer nas duas etapas, então sigo líder do Campeonato Paranaense e vou tentar manter esse caminho rumo ao tetra”, finalizou Bombadinho, que disputa na próxima semana a terceira prova do Brasileiro de Regularidade, competição que ocupa a vice-liderança, com 13 pontos de diferença do ponteiro.

Eduardo Hiert foi o segundo da Máster na primeira etapa...
.... enquanto Clécio foi segundo na etapa final.

Destaque também para a família Hiert. Na primeira etapa Eduardo, o mais novo do clã, ficou em segundo. Na segunda etapa foi a vez do Clécio, veterano em Cachoeiras, ficar com a segunda colocação. Mas como o que vale é a regularidade, Jony Jachtchechen com dois terceiros lugares ficou com a segunda colocação no geral da prova.

Mas foi Jachtchechen que ficou com a segunda colocação geral.

Na sênior, passados os primeiros quilômetros Lucas Sezyshta, e os irmãos César e Péricles Azevedo Dutra, começaram a transparecer a vantagem. Nas duas etapas eles se revezaram nas três primeiras colocações, com vantagem para Lucas que fez primeiro e segundo, somando 689 pontos, contra 807 do César e 837 do Péricles.

César Dutra
Péricles A. Dutra

Questionado em relação à prova, Lucas que terminou visivelmente cansado, foi enfático: as médias impostas, tanto de manhã quanto na parte da tarde, todas estavam muito fortes. “Para min a prova estava difícil, sobretudo por conta das médias altas. No começo estava mais complicado, mas depois consegui me adaptar à velocidade exigida, mas, mesmo assim, foi sofrido”, disse ele que venceu pilotando uma Honda CRF 230cc e agora abre certa vantagem na liderança do campeonato.

Lucas Sezyshta foi o campeão da Sênior
Adilson dos Santos acelerou forte nas trilhas...

No seu primeiro ano na categoria Over 40, Adilson dos Santos começou bem a temporada. Depois dos 40 pontos somados na prova de abertura em Curitiba, Adilson arrematou mais 50 pontos para a sua tabela da classificação. “Foi uma surpresa para min. Eu não achei que ia conseguir ganhar as duas etapas. Por muitos anos disputei aqui na Sênior e na Máster, e sempre tive bons resultados, pois gosto de andar nesse tipo de piso, além de que é uma prova sempre bem organizada”, disse Adilson.

... e no neutro final até fez pose para foto e para comemorar a vitória
Péricles Dutra (52) foi o segundo da Over 40

Em segundo ficou o Péricles Dutra pai, seguido de perto por Romeu Eurich, há apenas três pontos de diferença.

Romeu Eurich foi o terceiro da Over 40

Na Júnior, mais um experiente piloto no solo do Cachoeiras  se deu bem. Bruno Neves venceu as duas etapas, perdendo cerca de um terço dos pontos do segundo colocado, André Bobato. “Foi uma prova boa, com a média bem ligeira, justa. Mas eu gosto de andar em prova assim, pois eu consigo me concentrar melhor. Quanto a União da Vitória que é um celeiro das trilhas, mais uma vez foi um espetáculo de prova”, falou Bruno.  

Bruno Neves venceu as duas etapas na categoria Júnior...
... e André Bobato foi o segundo.

Na categoria Over 50 o vencedor foi Rosni “Kiko” Ferreira. “União da Vitória sempre teve uma fama, assim como Guarapuava tinha, de ser prova bem difícil, técnica, porque qualquer trecho molhado de trilha, depois que passam 50, 60 motos, fica muito complicado. No caso da nossa categoria para pilotos com mais de 50 anos, a dificuldade natural pela idade é uma coisa, mas se chover, aí então fica pior ainda. Dessa vez em União da Vitória o clima ajudou bastante, mas a média bem puxada, alta, deixou bem do estilo de quem gosta de uma competição de alto nível.

Kiko Ferreira, Over 50
Eros Peters e Kiko Ferreira

 Na categoria Open Daniel Lemos venceu as duas etapas, ficando João Piotto na segunda colocação geral.

Daniel Lemos venceu a Open
Pessoal da Open no trecho final

Na categoria Novatos Rafael Adria venceu, seguido de Juliano Parisotto e Ronaldo Cavalini.

Rafael Adria venceu as duas etapas da Novatos
Pódio da Novatos

O 19º Enduro das Cachoeiras foi uma realização do Motoclube de Porto União da Vitória, sob a supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo. A prova teve o patrocínio do Grupo Ravanello / Ravanello Lubrificantes e apoio da Prefeitura de União da Vitória, Sanepar, Hotel 10, Hotel Riad e Pro Tork.

Patrocínio:

Ravanello

Apoio:

Protork
Sanepar
Hotel 10
Prefeitura UVA
Hotel Riad

ORGANIZAÇÃO

Moto Clube

SUPERVISÃO

FPRM