Hiert vence o Enduro das Cachoeiras 202228 de março de 2022


Eduardo Hiert venceu pela segunda vez o Cachoeiras
Largada promocional percorreu o centro de União da Vitória
Largada promocional percorreu o centro de União da Vitória
Wellington ficou em segundo e saiu na frente pela Motocar
Wellington ficou em segundo e saiu na frente pela Motocar
Moleta venceu as duas etapas na Graduado
Moleta venceu as duas etapas na Graduado
Laercio ganhou a disputa mais acirrada do dia: 4 pontos sobre Claudio Hiert
Laercio ganhou a disputa mais acirrada do dia: 4 pontos sobre Claudio Hiert
Daniel Zanin dominou a Intermediária
Daniel Zanin dominou a Intermediária
Festa dos pilotos da classe Duplas
Festa dos pilotos da classe Duplas

O paranaense Eduardo Hiert conquistou pela segunda vez a vitória na principal categoria do Enduro das Cachoeiras.  A 24ª edição da prova que acabou sendo adiada por dois anos em função da pandemia do Covid-19, enfim foi realizada neste domingo, 27 de março, integrando a programação do aniversário de União da Vitória, que completou nesta data 132 anos.

Aliás, essa edição foi marcada pela homenagem ao piloto Ladislau Alves David que faleceu em fevereiro de 2021, vítima da Covid. David foi um dos fundadores do Enduro das Cachoeiras no final da década de 1990. Na semana da sua morte, assumiria o cargo de vice-presidente da Federação Paranaense de Motociclismo e a direção do Enduro de Regularidade. Representando a família, a esposa Rosângela que estava acompanhada dos filhos, recebeu flores e uma placa em sinal de agradecimento por tudo o que fez pelo motociclismo.

 

O Cachoeira dos velhos tempos !

Com um percurso bem elaborado que fazia com que a maior parte do tempo o piloto estivesse subindo ou descendo um morro, somado às fortes chuvas da semana toda e aliado ao céu limpo do domingo, a competição teve de regra geral, uma divisão bem clara de graus de dificuldades ao longo dos 130 quilômetros. E mais, a média “A” previa 38,4 km/h , a maior dos últimos anos.

Eduardo venceu na classe Elite acumulando 1019 pontos perdidos, com uma segunda colocação na etapa inicial e a vitória na parte final. Com os 47 pontos ganhos, mesma pontuação da abertura em Guaraniaçu, Hiert  acumula 94 pontos dos 100 possíveis do Campeonato Paranaense, isso sem considerar os pontos de bonificação ou organização, previstos no Regulamento.  Aliás, a prova também contou pontos para a Copa Motocar e Copa Vila Velha de Enduro de Regularidade.

Em segundo ficou o catarinense Wellington da Silva com 1.189 pp, somando dois terceiros lugares nas etapas. Em terceiro ficou o gaúcho Franciel Caldart com 1282 pp, com a quarta e a segunda colocações nas etapas.

O vencedor da etapa inicial Emerson Loth,  acabou abandonando no terço final de prova  por conta do pneu traseiro furado. Mesmo chateado com o acontecido, Bomba economizou elogios. “Parabéns aos organizadores do Enduro das Cachoeiras! Prova muito top, voltando a ser o estilo cachoeiras!” Valeu, a organização agradece!

 Na Graduado a vitória foi o paranaense Matues Moleta, vencendo as duas etapas da prova. O gaucho Cleiton Pasa ficou em segundo, seguido do catarinense Fernando Ferrari. Aliás, como manda a tradição do Cachoeiras, assim como nessas, nas demais classes os pódios intercalaram pilotos paranaenses, catarinense e gaúchos, revelando o equilíbrio e a força da modalidade na Região Sul.

 

A turma dos experientes:

Apenas quatro pontos separaram Laércio Delazzeri e Cláudio Hiert na conquista da Over 40.  Para Delazzeri 1.646 pontos perdidos e 47 ganhos (1º e 2º nas etapas), contra 1.650 pp de Hiert e também 47 somados  (2º e 1º nas etapas).

Pela Over 45 Anderson Vargas não começou tão bem o dia, mas aguentou o ritmo da prova e recuperou na etapa final, vencendo no geral.

Marcelo Schimitz foi literalmente o mais regular da Classe Over 50, vencendo com dois segundos lugares e 2.750 pp; Márcio Chaves ficou em segundo com dois terceiros lugares e Carlos Moreira o quarto lugar no geral com duas quarta colocações nas etapas. Péricles Dutra e Júlio Treichel revezaram a primeira e quinta colocações nas etapas. No pódio, melhor para Péricles que ficou em terceiro, enquanto Júlio garantiu o quinto posto. 

Clair Ribeiro tinha o compromisso de terminar a prova para garantir o primeiro lugar e assim o fez. Pela Over 60 o gaúcho Altair Bordignon conquistou a sua sexta vitória no Enduro das Cachoeiras, ganhando as duas etapas da prova.

 

Categorias de acesso

Na intermediária a vitória foi do catarinense Daniel Zanin que dominou a prova levando as duas etapas. Na novatos os catarinenses Renato Sorian e João Dalla Lana revezaram a primeira e segunda colocações, com vantagem para Sorian que manteve o desempenho ao longo de toda a prova.

Já a categoria Duplas que valia somente para a Copa Vila Velha, sem dúvida alguma a festa do pódio foi a mais animada do dia. No lugar mais alto estavam os locais Cleverson Kleteenberg e Valdir Vojoechousk. Destaque os pilotos da cidade vizinha São Mateus do Sul que abocanharam a segunda, terceira e quinta colocações da prova.

O 24º Enduro das Cachoeiras foi uma realização do Motoclube Porto União da Vitória, sob supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo, apoio da Prefeitura de União da Vitória e Secretaria Municipal de Esportes, Hotel Riad e Clube Náutico Hobi. O Campeonato Paranaense de Enduro de Regularidade 2022 conta o patrocínio da Pro Tork e Sportbay.


Clique aqui e confira os resultados completos do Enduro das Cachoeiras 2022